Esse sistema consiste na execução estrutural da edificação com perfis de aço leves fixados uns aos outros por parafusos auto brocantes. A montagem de uma estrutura em light steel frame pode ser observada na Figura 02. É um sistema muito usado em países desenvolvidos, impulsionado pela escassez de outros tipos de matéria prima como a madeira.
São muitas as vantagens desse método, tais como a durabilidade, rápida execução, obra limpa, facilidade de manutenção estrutural e alta resistência a abalos sísmicos, conforto térmico e acústico quando usados gesso e lãs minerais na sua execução.
É um sistema que possui boa estanqueidade interna e externa, esse desempenho é alcançado pelo uso de manta asfáltica nos contra-pisos, além disso, utiliza-se argamassa polimérica e tela de poliéster entre o piso e as placas de vedação.
Para se obter um desempenho térmico e uma acústica esperada se usa o gesso cartonado nas vedações verticais, lãs minerais, entre outros materiais que se unem a estrutura como complementos importantes para atingirem esse desempenho.